terça-feira, dezembro 05, 2006

 

Os professores cumprem, mas...

Fazer aprovar um Estatuto de Carreira Docente impondo aos profissionais medidas e um estatuto contra todos eles, pode mudar algo de imediato, porque os professores cumprem o que lhes é ordenado, mas pensar que as coisas feitas desta forma podem mudar a educação portuguesa revela uma total ignorância. A Educação não se resume ao cumprimento de um conjunto de regras. A qualidade na Educação joga-se nas relações, na motivação, no estar atento às necessidades, no diálogo, na cooperação e na participação. Ao actuar completamente à revelia de toda uma classe, o actual ME consegue fazer exactamente o contrário daquilo que deve ser a Escola e a Educação em Portugal.
Os professores cumprem, mas não se mobilizam e isso será a diferença entre um conjunto de medidas com potencial e um desastre educativo que o futuro próximo irá provar.
Os professores cumprem, mas não acreditam. Não acreditam que as medidas promovam a melhoria na educação, pois sabem que se tratam apenas de medidas populistas que em nada interferem no essencial da Escola.
Os professores cumprem, mas não investem. Não investem porque ninguém investe neles. Não têm ninguém ao seu lado. Não há nada nem ninguém que os esteja a ajudar a levar a cabo a sua missão. Pelo contrário, todos carregam sobre ele mais trabalho, mais dificuldades, mais horas, mais insultos.. mais...
Os professores cumprem, mas estão fartos. Estão cansados, sentem-se enxovalhados, tratados como mera mão-de-obra barata, sem dignidade, sem reconhecimento. Apenas um corpo profissional que ganha demais para aquilo que faz. Os professores são agora os únicos que acreditam que a Educação é o maior investimento no futuro de um país. Podem cumprir o que lhes mandam, mas sabem que o clima ditatorial de controlo e arrogância em que vivem nas escolas, terá como inevitável desfecho o retrocesso da Educação em Portugal.

Comments:
Bons professores não chega...precisa-se de professores excelentes. Os números não mentem e o cenário da educação não é famoso. Temos que melhorar...
Cumps
 
Como em todas as profissões, há bons e maus profissionais... Contudo, não só depende dos professores um bom ensino! Ainda há dias um professor (a um passo da reforma) me dizia: "...eu sou do tempo em que os alunos iam às aulas com gosto, com sede de conhecimento e estudavam pelo simples gosto de estudar e até gostavam..." Será que temos alunos assim? Por outro lado, o ME não nos defende e, pelo contrário, incentiva a desmotivação e a desvalorização desta profissão que é bastante bela... Se nós não acreditamos na EDUCAÇÂO quem acreditará?
 
porque os professores cumprem o que lhes é ordenado

Eu não diria tanto, há quem se tenha habituado a passar pelos intervalos da má legislação.
Eu aprendi isso quando da aprovação da legislação sobre avaliação no início dos anos 90.
Partindo do princípio de que o que a lei não proíbe explicitamente, pode ser feito.
;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?