terça-feira, novembro 21, 2006

 

A Mentira Conveniente

Que imprensa amordaçada temos que permite que a ministra e a sua teia mintam descaradamente sobre factos, intoxicando a opinião pública com as ideias de que (1) Portugal investe mais do que outros países da UE na educação, (2) os professores portugueses são dos mais bem pagos do mundo e (3) os professores portugueses passam menos tempo na escola do que os outros?!
Já que o governo manipula tão habilmente a imprensa e a opinião pública, consulte-se o relatório da OCDE, Education at a Glance 2006, disponível aqui:
1. Na *página 32* verifica-se que, quanto a investimento na educação em relação ao PIB, estamos num modesto 19º lugar (em 31 países) e que estamos em 23º lugar (em 31 países) quanto ao investimento por aluno (p. 30) -ver gráfico1.
2. Na *página 56*, verifica-se que os professores portugueses estão em 21º lugar (em 31 países) quanto a salários - ver gráfico2.
3. Na *página 58*, é apresentado no estudo o tempo de permanência na escola, onde os professores portugueses estão em 14º lugar (em 28 países), com tempos de permanência superiores aos japoneses, húngaros, coreanos, espanhóis, gregos, italianos, finlandeses, austríacos, franceses, dinamarqueses, luxemburgueses, checos, islandeses e noruegueses - ver gráfico3.
Será assim tão difícil ir ler o relatório? Está em inglês, se calhar é por isso, os senhores jornalistas e comentadores ainda não são da geração cor-de-rosa, que teve inglês na primária...; com certeza não estão à espera que o ME faça uma nota de imprensa sobre isto não?

Retirado, com a devida vénia, do blog educação-cor-de-rosa

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?